Vegetação Urbana

ARBORIZAÇÃO URBANA

       

          Nas cidades, as árvores desempenham um papel muito importante na melhoria da qualidade de vida da população e do meio ambiente.

          Entre os benefícios podemos citar: bem-estar psicológico, efeito estético, sombra para os pedestres e veículos, proteção contra o vento, diminuição da poluição sonora, redução do impacto da água de chuva, auxílio na diminuição da temperatura e preservação da fauna silvestre.

          A arborização viária constitui um dos maiores desafios para silvicultores urbanos e demais gestores da cidade.

        As ruas e avenidas possuem características que dificultam o estabelecimento do sistema florestal urbano. Para elaboração de políticas públicas e normativas deve-se conhecer quantitativamente as características do espaço urbano para o estabelecimento de uma eficiente cobertura arbórea para as cidades.

Informações sobre:

- Substituição de Árvores em Calçadas:

- Podas de Árvores em Calçadas;

- Viveiro Municipal de Mudas;

- Aquisição de Mudas;

- Listagem de Credenciados (Serviços de Poda e Corte de Árvores).

- Dados sobre Plantio de Árvores em Piracicaba.

* Clique sobre a imagem para ser direcionado

 

Av. Presidente Kennedy.jpg

 

LISTAGEM DE CREDENCIADOS 

EXECUÇÃO DOS SERVIÇOS DE PODA E CORTE DE ÁRVORES.

 

Conforme artigos 258 e 260 da Lei Complementar n.º 251/10, a execução de serviços relacionados à manutenção da arborização de espécimes arbóreos localizados em área publicas urbanas será permitido à pessoa física ou jurídica credenciada na SIMAP através de curso específico realizado ou fiscalizado por esta Secretaria.

 

Acesse: Listagem de Credenciados

 

ADOTE UMA ÁREA

 

O “Programa Adote uma Área”, estabelecido através do Decreto nº 17.742/2019, possibilita que a Prefeitura Municipal de Piracicaba através da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Meio Ambiente (SIMAP)  aprimore os serviços de manutenção e conservação de áreas públicas como praças, parques, áreas verdes, canteiros centrais, rotatórias e demais espaços livres por meio de parceria com a iniciativa privada.

Saiba mais sobre o projeto Adote uma Área, clicando sobre a imagem abaixo:

 

20200114_081447.jpg

 

PLANTE VIDA

            Lançado pela Secretaria Municipal de Infraestrutura e Meio Ambiente (SIMAP) , em junho de 2007, através da equipe do Núcleo de Educação Ambiental – NEA em parceria com os Hospitais Fornecedores de Cana, Santa Casa e Unimed, o Programa Plante Vida- Nascemos Juntos Para Viver! completou 4 anos em junho de 2011.

            Ligado ao programa de arborização urbana da SIMAP,  “Piracicaba Mais Verde”, o Plante Vida  prevê que, para cada criança que nasce na cidade seja plantada uma árvore, contribuindo para aumentar contribuindo para que o crescimento populacional da cidade seja acompanhado pelo crescimento da arborização. Em setembro de 2011, o “PLANTE VIDA” completou 24.000 árvores plantadas e conta hoje com a adesão voluntária de quase 100 % dos pais.

           Os pais são convidados a aderir o programa  pelos parceiros da SIMAP nas maternidades, mas a adesão é opcional. Entre junho de 2007 quando o programa foi lançado até junho de 2011, o programa contribuiu com o plantio de mais de 24.000 novas árvores em diferentes pontos da cidade.

           O Plante Vida busca, através da participação dos pais no plantio de novas árvores,  sensibilizar a população sobre a importância das árvores na vida das pessoas.

               O programa conta hoje com a adesão de quase 100 % dos pais.         

Aos pais que buscam as mudas para plantar em áreas particulares a SIMAP dá as dicas de como plantar:

           A melhor forma de plantar, começa com a escolha da espécie da árvore  e seu tamanho: muda superior a 1,80m de altura para calçadas;

 - A cova onde será plantada deve medir 1m de diâmetro, 0,50m de largura e 0,60m de profundidade;

 - A muda precisa ficar com o “colo” (a junção do caule com a raiz) no nível da superfície do solo;

 - O saco plástico ou embalagem onde está plantada deve ser retirado com cuidado para não prejudicar as raízes;

 - Colocar sarrafo de madeira (tutor) com 3m de altura enterrando 0,50m ao lado da muda, para garantir apoio e um crescimento ereto;

 - Preencher a cova com terra preparada (terra, esterco e adubo mineral);

 - A cova deve ser fechada apertando a terra com os pés;

 - Amarre a muda ao tutor com uma tira de borracha, em forma de oito, não deixando que a planta encoste-se à estaca (tutor);

 - Regue a muda com bastante água para assentar a terra e facilitar o “pegamento”;

IMPORTANTE: Não impermeabilizar a cova em torno da muda para não “sufocar” a árvore..

 

Como cuidar:

 - Deixe sempre ao redor da muda um canteiro em forma de bacia para penetração e retenção de água no solo. Neste canteiro pode ser plantado: grama, flores e outras forrações;

 - Não se esqueça de regar a árvore pelo menos duas vezes por semana, principalmente em longos períodos sem chuva;

 - Se sua muda morrer, ficar “doente” ou estiver com pragas, solicite os cuidados para sua planta através do 156;

 -  Nas primeiras semanas a muda pode “estranhar” o local, perdendo todas as folhas. Não desanime e continue regando, até o completo “pegamento”.

 - Atenção para os chamados “brotos-ladrões” (ramos na parte baixa do tronco), que devem ser retirados, pois impedem o crescimento da copa da árvore.

 -  Os interessados em obter informações sobre o programa poderão entrar em contato com o NEA/SIMAP:

NÚCLEO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Local: Parque do Mirante

Fone(19) 3417-9494

Horário de Atendimento:  Segunda à Sexta: 08:00 hs às 17:00 hs.